Santa Catarina enfrentou uma semana de clima instável devido à formação de um ciclone extratropical no alto mar, na altura do litoral do Rio Grande do Sul.
A previsão, segundo a Defesa Civil estadual, é de que o especial atinja o estado na quinta-feira (24), trazendo temporais severos, acompanhados de raios, ventos intensos e possíveis quedas de granizo.

Início da Semana com Clima Variável
A segunda-feira (21) começou com variação na nebulosidade e chuvas fracas e isoladas em algumas regiões catarinenses, enquanto outras desfrutaram de tempo firme e úmido.
No entanto, essa estabilidade inicial dá lugar a condições mais severas à medida que uma frente fria avança, associada à iminente ciclone.
Veja também: Exportação de Grãos Impulsiona Crescimento de 5% no Porto de São Francisco do Sul em 2024
Terça e quarta: Preparação para o Ciclone
Entre terça (22) e quarta-feira (23), o calor e a umidade aumentam a instabilidade em Santa Catarina, com riscos moderados de temporais isolados.
Esses efeitos são causados por um sistema de baixa pressão, resultando em pancadas de chuva, raios e rajadas de vento, além de um potencial baixo a moderado para alagamentos e danos à rede elétrica.
Veja também: Supermercado de SC Condenado a Pagar em Dobro por Trabalho de Mulheres aos Domingos: Entenda a Decisão Judicial
Quinta-feira: Alerta Máximo
O ápice das condições adversas ocorrerá na quinta-feira (24), com a chegada do ciclone.
O estado inteiro deve estar preparado para enfrentar temporais intensos, com riscos elevados de destelhamentos, queda de árvores e galhos, danos em infraestruturas elétricas e inundações localizadas.
Mudança no Clima na Sexta-feira
Com o afastamento do ciclone para o alto mar na sexta-feira (25), o tempo em Santa Catarina deve melhorar, retornando as condições mais resultados. Contudo, o mar continuará agitado, e os ventos poderão atingir velocidades entre 50 e 70 km/h.
Variações Climáticas ao Longo da Semana
Na terça-feira (22), o estado experimentará uma “gangorra” climática. Muitas regiões permanecerão nubladas, exceto o Litoral Sul, que terá aberturas de sol.
No Oeste catarinense, espera-se uma ocorrência de temporais isolados, embora o risco de eventos meteorológicos severos seja baixo. Do Oeste ao Norte, pancadas de chuva e trovoadas são esperadas, impulsionadas pelo aquecimento diurno.
Condições Climáticas por Região
- Oeste Catarinense : Temporais isolados com baixo risco de ocorrências adversas graves.
- Áreas Centrais : Chuvas rápidas podem ocorrer.
- Litoral : Chuviscos e chuvas isoladas são esperados ao amanhecer.
Temperaturas e Ventos
As temperaturas variam entre 14°C e 17°C nas áreas da Serra e entre 17°C e 21°C nas demais regiões pela manhã.
À tarde, as tarifas podem ultrapassar 30°C no Grande Oeste e Vale do Itajaí, enquanto nas regiões costeiras e planaltos, as máximas ficam entre 25°C e 28°C.
Os ventos, predominantemente de nordeste a norte, soprarão com intensidade fraca a moderada, apresentando rajadas no Litoral Sul.
Esta semana será marcada por variações climáticas em Santa Catarina. Com a aproximação e passagem do ciclone extratropical, é crucial que a população esteja atenta aos avisos da Defesa Civil e tome precauções para minimizar riscos.
As condições serão solicitadas, mas o retorno do tempo firme no final da semana traz um freio necessário. Mantenha-se informado e seguro durante este período de instabilidade climática.